ARTIGO: “ MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, FOCANDO RESULTADOS”

ARTIGO:  “MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, FOCANDO RESULTADOS”

Por Massaru Ogata, prof.

 

Quando o renomado psicólogo da área do comportamento humano, Abraham Harold Maslow, considerou uma Hierarquia de necessidades humanas, colocou que além da necessidade de suprir necessidades fisiológicas e de segurança, o ser humano ainda busca a socialização, o reconhecimento com prestígio, e no cume desta pirâmide, a auto-realização.  O que significa que além das necessidades básicas, que é a fisiologia e a segurança, o ser humano necessita de SIGNIFICADO, CRESCIMENTO E CONTRIBUIÇÃO.

Então, muito mais do que uma questão de QUERER, é uma questão de PRECISAR. Nós necessitamos de um fator motivacional que nos impulsione, que nos faça buscar mais, superar, desejar propósitos extraordinários que gerem uma vida extraordinária.  Mesmo porque, uma vida sem propósitos, não é vida!  Isso é busca de SIGNIFICADO.  Aquele sentimento de que somos únicos, importantes, indivisíveis e que fazemos diferença neste mundo.   Quando não conseguimos este significado, a vida parece se tornar monótona, rotineira e que nos leva ao ostracismo, ou porque não dizer, à estagnação.  E quando atingimos este estado de estagnação, a nossa vida começa a se enterrar no vale, fazendo-nos esquecer que estamos neste mundo para habitar o cume. Passamos então ao estado de desmotivação.  Pessoas que possuem extraordinária formação, que têm competência acima da média e que já fizeram  MBA, às vezes, até no exterior, mas que não fazem nada com isso tudo.  Permanecem no vale.

Qual é o fator emocional e o motivacional que pode tirar as pessoas deste estado?  Sem dúvida, está surgindo necessidade de TRANSFORMAÇÃO.  E no trabalho, as pessoas só se sentem motivadas aos resultados, quando sentem que fazem parte do time.  E não adiantam os discursos de boas vindas e programas iniciais de integração só início da carreira.  Lembre-se que  no início da carreira temos toda a motivação para começar.  Está faltando competência para resultados.  Então o que precisamos no início é direção. Treinamento.   A gestão de pessoas deve privilegiar o foco no seguinte sentido:  prover aos colaboradores aquilo que eles não podem prover  por conta própria.  Isso é gestão de pessoas, isso é motivação para resultados no trabalho.  Com o passar do tempo, os colaboradores da empresa atingem competência técnica, mas sentem que aquele ânimo todo no início da carreira está se esvaindo.  Por quê? 

Porque a NECESSIDADE DE SIGNIFICADO (e necessidade, significa que é coisa de sobrevivência, e que faremos de tudo para suprir esta necessidade, se tivermos esta consciência) não estará sendo suprida.  A empresa e seus gestores não estão provendo esta necessidade.  Por isso, a estagnação de tantas carreiras que conhecemos.  E nos aspecto comportamental, a psicologia acena com o seguinte:  parece que quando as adversidades começam a aparecer como desafios, buscamos forças interiores antes apagadas e conseguimos a superação.  O melhor  significado nesta hora, é então o DESAFIO para resultados.  Crescer. Contribuir. Mas isso só é possível , com propósitos extraordinários. E cada colaborador, tendo o seu significado reconhecido, estará se auto-motivando para  RESULTADOS !

 Agora, cabe também a cada colaborador o seguinte compromisso: NÃO É POSSÍVEL SOMENTE FAZER O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER, MAS É POSSÍVEL GOSTAR DO QUE VOCÊ FAZ.  Se tivesse que lhe dizer, onde você pode obter a sua maior motivação no trabalho, obtendo sempre os melhores resultados, eu colocaria o seguinte: “TODOS NÓS, NOS TORNAMOS CADA VEZ MAIS FORTES, QUANDO FAZEMOS O NOSSO MELHOR!” (autor desconhecido).

fechar